MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS
“Quando os problemas se tornam mais complexos, precisamos de um caminho estruturado. Não dá mais para trabalhar com base na tentativa e erro, na experiência e no empirismo.” Fabrícia Nieri
O Método de Melhoria de Resultados (MMR) faz parte do
Programa Gestão em Foco1 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo,
cujo objetivo é promover a melhoria
contínua da qualidade do aprendizado por meio da implementação do Método de
Melhoria de Resultados (MMR) nas Diretorias de Ensino e escolas. A equipe irá mapear
as dificuldades enfrentadas e
construir o Plano de Melhoria da escola. Esse Plano terá como escopo a melhoria
dos resultados de aprendizagem dos estudantes, por meio de ações focadas e
assertivas, utilizando o MMR.
Escola: EEEMI Profª Maria Dolores Veríssimo Madureira
Objetivo: Promover a melhoria contínua da qualidade do aprendizado por meio da implementação do MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS - MMR.
Equipe:
PCNP: Priscila
Supervisão: Valdete Berni
TAREFA
CONHECER O PROBLEMA
LEVANTAMENTO DE DADOS:
1. AVALIAÇÕES EXTERNAS
a) IDESP1
-Identificar a META2 para o ano seguinte
b) Resultados da Plataforma Foco Aprendizagem3 - Os Resultados Educacionais4
- AAP DE LÍNGUA PORTUGUESA
- AAP DE MATEMÁTICA
c) SAREP
Mapa de Habilidades do SARESP5
(disponível na Plataforma Foco Aprendizagem com foco no Itonerário de Aprendizagem6 ,
priorizando as habilidades da etapa 1, com grau de domínio baixo (quadrante vermelho).
2. AVALIAÇÕES INTERNAS
- RESULTADOS DO 1º BIMESTRE
- MAPA DAS HABILIDADES
QUEBRAR OS PROBLEMAS
IDENTIFICAR AS CAUSAS DOS PROBLEMAS
- Reconhecer as variáveis do problema e priorizá-las na realização da atividade de brainstorming7
- Analisar a evolução histórica8 da disciplina – reflexão acerca do indicador9 de fluxo;
- Investigação da causa raiz10;
ELABORAR PLANO DE MELHORIA
IMPLEMENTAR O PLANO DE MELHORIA
ACOMPANHAR OS RESULTADOS E PLANOS
CORRIGIR OS RUMOS QUANDO NECESSÁRIO
REPORTAR AS DIFICULDADES E ÊXITOS AOS NÍVEIS SUPERIORES
O MMR é uma metodologia de gestão que prevê a identificação do problema, a proposta de soluções e disseminação de boas práticas em todas as instituições de ensino. A ferramenta ajuda a organizar a rotina de trabalho, promove paradas estratégicas para correção de rumos e abre possibilidades de complementar ações ora planejadas, ora refeitas.
MMR 01 - 2019
MMR 02 - 2019
MMR 03 - 2019
MMR 04 - 2019
MMR 01 - 2020
O MMR é uma metodologia de gestão que prevê a identificação do problema, a proposta de soluções e disseminação de boas práticas em todas as instituições de ensino. A ferramenta ajuda a organizar a rotina de trabalho, promove paradas estratégicas para correção de rumos e abre possibilidades de complementar ações ora planejadas, ora refeitas.
EEEMI PROFª MARIA DOLORES VERÍSSIMO MADUREIRA
MMR 01 - 2019
MMR 02 - 2019
MMR 03 - 2019
MMR 04 - 2019
MMR 01 - 2020
“Temos que tornar o professor um co-aprendiz junto ao aluno, como se ele fosse um monitor do aluno no processo de ensino”.
-------------------------
1 Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. Um dos principais indicadores de qualidade do ensino da rede estadual paulista.
2 Metas estabelecidas pelo IDESP para cada unidade escolar. As metas estabelecidas a partir de critérios e objetivos transparentes servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.
3 Plataforma de apoio ao Planejamento Escolar – localizada na Secretaria Escolar Digital (SED).
4 Diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.
5 Quadro com a apresentação de todas as habilidades de um determinado ano/série e/ou turma nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e o Grau de Domínio dessa turma frente a essas habilidades6 Percurso formativo dividido em etapas.
8 Consiste em comparar os resultados de períodos anteriores de uma mesma escola ou Diretoria de Ensino.
9 Instrumento de gestão utilizado para monitorar os resultados. Consiste em detectar qual é o indicador mais impactante: abandono, reprovação por nota ou reprovação por falta, e comparar este resultado com outras escolas da DE (positiva ou negativa em relação à rede).
10 Causa fundamental que deve ser bloqueada para a melhoria dos resultados. É encontrada a partir da análise dos 5 porquês.
1 Programa estratégico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com foco na gestão das aprendizagens.
Media lab - Trabalho em Equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoal!!!!! Bem-vindos (as)!!!