INTRODUÇÃO


MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS



 “Quando os problemas se tornam mais complexos, precisamos de um caminho estruturado.  Não dá mais para trabalhar com base na tentativa e erro, na experiência e no empirismo.” Fabrícia Nieri


O Método de Melhoria de Resultados (MMR) faz parte do Programa Gestão em Foco1 da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cujo objetivo é promover a melhoria contínua da qualidade do aprendizado por meio da implementação do Método de Melhoria de Resultados (MMR) nas Diretorias de Ensino e escolas. A equipe irá mapear as dificuldades enfrentadas e construir o Plano de Melhoria da escola. Esse Plano terá como escopo a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes, por meio de ações focadas e assertivas, utilizando o MMR.


          Diretoria de Ensino da Comarca de São José dos Campos
         
          Escola: EEEMI Profª Maria Dolores Veríssimo Madureira

Objetivo: Promover a melhoria contínua da qualidade do aprendizado por meio da implementação do MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS - MMR.


          Equipe: 
                        PCNP:  Priscila
                        Supervisão: Valdete Berni


TAREFA





CONHECER O PROBLEMA
LEVANTAMENTO DE DADOS:
1. AVALIAÇÕES EXTERNAS
a) IDESP1
     -Identificar a META2 para o ano seguinte

b) Resultados da Plataforma Foco Aprendizagem3  - Os Resultados Educacionais4
     - AAP DE LÍNGUA PORTUGUESA
     - AAP DE MATEMÁTICA

c) SAREP 
Mapa de Habilidades do SARESP5
(disponível na Plataforma Foco Aprendizagem com foco  no Itonerário de Aprendizagem6  
priorizando as habilidades da etapa 1, com grau de domínio baixo (quadrante vermelho).

2. AVALIAÇÕES INTERNAS
 - RESULTADOS DO  1º BIMESTRE
 - MAPA DAS HABILIDADES 

QUEBRAR OS PROBLEMAS


IDENTIFICAR AS CAUSAS DOS PROBLEMAS

- Reconhecer as variáveis do problema e priorizá-las na realização da atividade de brainstorming7
Analisar a evolução histórica8  da disciplina  – reflexão acerca do indicador9 de fluxo; 
- Investigação da causa raiz10;

ELABORAR  PLANO DE MELHORIA


IMPLEMENTAR O PLANO DE MELHORIA


ACOMPANHAR OS RESULTADOS E PLANOS


CORRIGIR OS RUMOS QUANDO NECESSÁRIO

REPORTAR AS DIFICULDADES E ÊXITOS AOS NÍVEIS SUPERIORES

    O MMR é uma metodologia de gestão que prevê a identificação do problema, a proposta de soluções e disseminação de boas práticas em todas as instituições de ensino.  A ferramenta ajuda a organizar a rotina de trabalho, promove paradas estratégicas para correção de rumos e abre possibilidades de complementar ações ora planejadas, ora refeitas.



    EEEMI PROFª MARIA DOLORES VERÍSSIMO MADUREIRA


    MMR 01 - 2019
    MMR 02 - 2019
    MMR 03 - 2019
    MMR 04 - 2019

    MMR 01 - 2020







    “Temos que tornar o professor um co-aprendiz junto ao aluno, como se ele fosse um monitor do aluno no processo de ensino”. 

    -------------------------


    1 Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. Um dos principais indicadores de qualidade do ensino da rede estadual paulista.
    2 Metas estabelecidas pelo IDESP para cada unidade escolar. As metas estabelecidas a partir de critérios e objetivos transparentes servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.
    3 Plataforma de apoio ao Planejamento Escolar – localizada na Secretaria Escolar Digital (SED). 
    4 Diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.
    5 Quadro com a apresentação de todas as habilidades de um determinado ano/série e/ou turma nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e o Grau de Domínio dessa turma frente a essas habilidades
    6 Percurso formativo dividido em etapas.

    7 Reunião na qual os participantes propõem ideias sobre as possíveis causas de um problema.
    8 Consiste em comparar os resultados de períodos anteriores de uma mesma escola ou Diretoria de Ensino.
    9 Instrumento de gestão utilizado para monitorar os resultados. Consiste em detectar qual é o indicador mais impactante: abandono, reprovação por nota ou reprovação por falta, e comparar este resultado com outras escolas da DE (positiva ou negativa em relação à rede).
    10 Causa fundamental que deve ser bloqueada para a melhoria dos resultados. É encontrada a partir da análise dos 5 porquês.










    1 Programa estratégico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com foco na gestão das aprendizagens.

    Media lab - Trabalho em Equipe 





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá pessoal!!!!! Bem-vindos (as)!!!